UM BLOG FEITO POR QUEM AMA CINEMA

quinta-feira, 21 de março de 2013

CINEMA - BILHETERIAS BATEM RECORDE MUNDIAL

Quando muita gente falava que a televisão estava melhor que o cinema e que a fórmula do cinema estava precisando de uma renovada, a MPAA (Motion Pictures Association of America) divulgou uma notícia que as bilheterias em 2012 tiveram um aumento de 6% em relação a 2011, chegando a estratoférica soma de 34.7 bilhões de dólares. Os números chegaram a esse patamar devido ao crescimento do mercado mundial, tendo o Japão como principal crescimento. A terra do sol nascente foi responsável por quase 3 bilhões de arrecadação (2.7 para ser mais exato). Um crescimento de 36% em relação ao ano anterior. Mas todos os mercados internacionais, com excessão da Europa (que teve uma queda de 1% devido a crise) cresceram no ano passado. O mercado também cresceu nos EUA em 6%. Desde 2009 que os EUA não apresentavam esses números. O Canadá também cresceu 6% quebrando uma dieta de 2 anos de decréscimos. Acompanhe abaixo uma tabela do crescimento da bilheteria na America do Norte e no resto do mundo.

Algumas curiosidades sobre esses números: Quando todos pensavam que o 3D fosse ser a salvação da lavoura, o formato enganou muita gente. Os números foram bons, mas bem abaixo do esperado. E a popularidade de dramas adultos tipo Lincoln tem levado mais gente idosa ao cinema do que esperava-se. O público mais jovem entre 18 a 35 anos também cresceu em frequência em 2012.
Esse é o resultado da melhoria da qualidade das salas de exibição ao redor do mundo aonde mais de 2/3 aderiram ao formato digital. Só pra se ter uma idéia: Nos EUA o crescimento de salas digitais foi na casa de 30% em 2012. Hoje mais de 83% de todos os cinemas dos EUA é digital. Isso é uma má notícia para os velhos cinemas tradicionais que tem que desembolsar uma grana alta para converter seus projetores. É aquele velho dilema: ou se adapta ou se cai fora. É muito grande a diferença entre assistirmos a um filme em película e o vermos em exibição digital. É quase a mesma diferença do DVD para o BLURAY.

Nenhum comentário:

Postar um comentário